Os consoles da Sony, mais em especificamente, o Playstation 6 e com o próximo console do Windows, o Xbox, estudam a ideia para oferecer um salto gigantesco geracional com IA (inteligência artifical). Ao que indica que a geração atual foi superestimada.
Enquanto os consoles PlayStation 6 e o próximo Xbox ainda não tem nada ainda em vista sobre seus lançamentos, a Microsoft já deu a entender que ele fornecerá o maior salto geracional de todos os tempos. De acordo com os especialistas em tecnologia da Digital Foundry, “é provável que isso aconteça com a ajuda do aprendizado de máquina (IA)”.
Com as falas durante o podcast, os especialistas em tecnologia discutiram os consoles de próxima geração ainda a serem revelados, dizendo que o aprendizado de máquina provavelmente desempenhará um grande papel no salto geracional mencionado anteriormente. O que já pode ser visto tanto no espaço do PC quanto do console, com a ampla adoção do NVIDIA DLSS, que é alimentado por aprendizado de máquina, e o PlayStation Spectral Super Resolution, que será introduzido com o próximo PlayStation 5 Pro.
De acordo com a Digital Foundry, a superfície mal foi relacionado ao que a IA é capaz de fazer, já que, agora mesmo, ele tem sido usado para remoção de ruído de ray tracing com NVIDIA DLSS Ray Reconstruction. Muitas são as aplicações que estão sendo pesquisadas, como melhorias de qualidade de material e textura e até mesmo geometria, então alguns desses recursos alimentados por aprendizado de máquina podem fazer a diferença entre o PlayStation 6 e o próximo Xbox em relação aos seus antecessores, potencialmente tornando esses sistemas as verdadeiras máquinas de resolução 4K e 60 FPS que os consoles da geração atual eram considerados.
Falando sobre consoles atuais, a Digital Foundry não tem dúvidas de que tanto o PlayStation 5 quanto o Xbox Series X foram superestimados. Resolução 4K a 60 quadros por segundo era impossível de ser alcançada sem o nível de visuais do PS4 e do Xbox One, e desde o início, principalmente devido à largura de banda insuficiente da GPU. Outros recursos que foram falados antes do lançamento acabaram não sendo usados, pois muitos deles são caros de implementar.