Lightning Returns Final Fantasy XIII é um jogo eletrônico de gênero RPG com toque de ação, ou melhor dizendo, um RPG em estilo de batalhas em tempo real. Editado e desenvolvido pela Square Enix e lançado no início de 2014, para Xbox 360 e PlayStation 3.
O título é a terceira parte de Final Fantasy XIII e conta a história da protagonista Lightning, que esteve sempre presente desde todo o início da série Final Fantasy XIII.
Enredo:
Após os eventos de “Final Fantasy XIII-2”, isto é, 500 anos depois, o mundo de Grand Pulse se encontra em um caos, a morte da humanidade não é por causa natural, disputas sobre profecias entre religiões ao que envolvem Deuses antigos, Caos, Ordem, o fim do mundo.
Ao que dizem que as profecias estão corretas, que os seus intérpretes discordem sobre tais significados, e o mundo está a poucos dias a acabar. Nesses dias restantes, Lightning retorna com o título de “a salvadora”, e que precisa enfrentar as forças do Caos e recolher as almas da humanidade para a divindade, pagando um preço alto.
O jogo apresenta um novo sistema de combate e evolução, aos que muitos jogadores entenda que o jogo presta homenagens aos “jobs” dos títulos anteriores e épicos Final Fantasy.
Trilha Sonora e Gráficos:
Lightning Returns Final Fantasy XIII é um jogo que surpreende, tanto em gráficos, que apresenta traços bem trabalhado aos cenários e até mesmo para cada personagem do jogo. Como também nas trilhas sonoras, que se tornam épicas, mesmo que o jogo é apresentado para últimas gerações de videogames. Mesmo que o título Final Fantasy, desde a primeira edição, é um jogo reconhecido pelo fortes gráficos e trilhas sonoras.
Entenda-se que pelas opiniões de fãs, ou até mesmo aos simpatizantes do título ou de jogos do mesmo gênero, que o título Final Fantasy se torna conhecido pelos gráficos e sons, tais fatores que levam o prêmio ao jogo de “ponto mais forte para toda série”.
Vale a Pena ou não Jogá-lo?
Mesmo que o jogo esteja presente nas últimas gerações dos videogames, ainda assim ganha pontos positivos e negativos aos críticos. Ainda assim, Lightning Returns Final Fantasy XIII é um jogo indispensável.
Pontos Positivos:
Sistemas de classes e combates, que puxa para um estilo de RPG com ação e ainda assim com a mesma variedade estratégica que é apresentada aos títulos anteriores. Em relação aos jogos anteriores da série, a batalha era realizada em turnos, ou seja, cada personagem do jogo teria a sua vez de realizar algum ataque, neste título, Lightning pode se mover ao redor de seu inimigo e durante a batalha, o jogador poderá realizar a troca de “jobs” (classe de habilidades).
A direção de arte neste título segue um padrão com as cenas em CG, como é exemplo da cena de introdução, no qual é presente boas ações ao jogo. Os caprichos nos designs para a personagem, tanto para o traje e equipamentos.
Pontos Negativos:
Enredo é razoável, é preciso que o jogador se envolva com o trama, que serve mais pra confrontar a protagonista com os personagens que aparecem antes, isto é, não adiantaria algum jogador começar aqui neste título, mas sim forçar a jogar as duas partes iniciais de Final Fantasy XIII, para que possa entender toda história e apreciar os resultados deste trabalho.
Com a volta de Lightning, o jogo deixa de aproveitar e aprofundar a protagonista do jogo, ou demonstrar quais as mudanças que possam apresentar desde a primeira parte de Final Fantasy XIII.
O jogo apresenta muitas missões secundárias, ou conhecidas como as missões paralelas, quando Lightning não foca nas missões principais do jogo, é preciso que o jogador perca bastante tempo só pra conhecer pouco da humanidade.