Master System é um console de videogame de 8-bits. Fabricado pela Sega, concorrente do console NES. Vendeu 13 milhões de unidades. Se encontra na 3ª geração dos videogames. Usa mídia em cartuchos. Seu antecessor é o SG-1000 e seu sucessor é o Mega Drive.
História:
Lançado no mercado japonês em 1986, o console enfrentou dificuldades, pela forte do console da Nintendo, pois possuia contratos exclusivas junto as produtoras de jogos. Mas o contrato não permitia produções jogos para nenhum outro aparelho, sendo assim, o console Master System só dependesse de lançamentos desenvolvidos pela própria Sega.
O pouco sucesso no Japão, não evitou lançamentos do Master System ao resto do mundo. Nos Estados Unidos, a Sega vendeu os direitos de comercialização do console para a Tonka.
Nos anos 90, com o lançamento do console Genesis, a Sega recuperou os direitos de comercialização do Master System nos Estados Unidos e, assim, lançou uma versão com um novo design, o Master System II.
Esse modelo tinha um custo mais barato, porém, foram removidos o botão de “Reset” e a entrada para óculos 3D, resultando em impossibilitar a utilização desse acessório em alguns jogos. Por não possuir conectores de áudio e vídeo, só tinha conexão por cabo RF, apresentando piores qualidade de imagem e som.
No Brasil:
No Brasil, o console marcou o início com parceria da TecToy, com a fabricação de consoles da Sega. Lançado em 1989, o console garantiu grande sucesso. O Master System era vendido a 1500 cruzados novos, e que acompanhava dois jogos. Na expectativa de produzir 100 mil unidades, a TecToy entregou 89 mil unidades aos revendedores.
Com o lançamento do Master System, garantiu grande sucesso de vendas, estimado à 40 milhões, com faturamento da TecToy em 66 milhões de dólares. E que a metade foi atribuído ao console da Sega. Em 1990, o console já contava em quase 3oo mil unidades.
Em questão dos modelos, o Master System lançado no Brasil, era o mesmo vendido nos Estados Unidos. Em 1991, o Master System II, foi lançado de forma independente pela TecToy. Idêntico ao original, e com preço reduzido.
Características:
O Master System original usa mídia em cartuchos e cartões. O tamanho máximo de um jogo em cartão é de 32KBits, enquanto o maior jogo em cartucho possui 8MBits. Nas versões posteriores do aparelho, o suporte a cartões foi abandonado.
Há diferenças entre o Master System lançado no Japão e ao modelo comercializado no resto do mundo, o modelo japonês apresenta slot de cartuchos de tamanho diferente, em vez de ter o botão “reset”, aparece o botão “Rapid Fire” (que ao acionado habilita a repetição automática das ações ativadas pelos botões dos controles). Existe um plug do óculos 3D que dispensa o uso do adaptador, que possibilita músicas elaboradas. Além dessas diferenças, o design do console é idêntico à versão lançada no resto do mundo.
Mesmo que os consoles apresentem diferenças entre o aparelho japonês e o aparelho lançado em outras regiões, ainda assim, é possível rodar os jogos lançados no resto do mundo no aparelho japonês, mas que se construa um adaptador.
Especificações:
- CPU: Zilog Z80 8-bit 3 579 545 Hz (3.58 MHz) em PAL/SECAM e NTSC
- Gráficos: Chip da SEGA modelos Texas Instruments TMS9918/9928 com várias adições
- 384 Kbits ROM, jogos com método de mudar páginas (cada página é 128Kbit) para acessos a toda a área do cartucho
- Som: Texas Instruments SN76489, 4 canais mono (chip FM YM2413)
- 64 Kbits (8KB) RAM e 128 Kbits (16KB) Video RAM
- 32 cores simultâneas de 64 disponíveis
- Resolução de tela de 256×192 (modelos mais recentes suportam 256×224 e 256×240)
- 3 geradores de som quadrado e mais 1 gerador de som de ruído branco
- 1 slot para cartuchos e mais 1 slot para cartões e mais 1 slot de expansão
Acessórios:
- Sega Control Pad (controle padrão): Possui apenas dois botões e o direcional.
- SG Commander: Um controle diferente do original, possui função turbo.
- Control Stick: Controle em forma de manche, disponível para Out Run.
- Handle Controller: Controle para jogos de corrida e aeronaves.
- Sports Pad: Controle estilo trackball, usado para jogos esportivos.
- Óculos 3D SegaScope: Transimte a sensação de ambiente 3D.
- Sega Light Phaser: Pistola útil para jogos de tiro.
- Rapid Fire: Função turbo ao controle.
Obs.: Alguns destes acessórios só tiveram lançamento na Europa, alguns outros somente nos Estados Unidos.
Jogos:
O console apresenta muitos títulos de jogos famosos, que são:
- Alex Kidd;
- Sonic the Hedgehog;
- Sonic Chaos;
- Castle of Illusion;
- Astro Warrior;
- Black Belt;
- Double Dragon;
- E-SWAT;
- Fantasy Zone;
- Hang-On;
- World Cup Italia ’90;
- Kenseiden;
- Out Run;
- Phantasy Star;
- Safari Hunt;
- R-Type;
- Shinobi;
- Snail Maze;
Mais vendidos no Brasil, que são:
- Castle of Illusion;
- Jogos de Verão/California Games;
- Double Dragon;
- Great Soccer;
- Mortal Kombat II;
- Rambo III;
- After Burner;
- Indiana Jones;
- Sonic the Hedgehog;
- Black Belt;