Queen Rutela é uma personagem que pertence a história de Legend of Zelda, para ser mais exato, exclusivamente no título Twilight Princess. Ela nunca é vista como um ser com vida, mas sim em estado fantasma.
Durante sua vida, Rutela foi a governante da tribo Zora, tomando o trono do seu marido falecido King Zora. No entanto, durante a invasão de Hyrule por Zant, ele enviou Shadow Beasts para o Domínio de Zora, onde eles executaram a Queen Rutela na presença do povo.
História:
Após Link derreter o gelo que cobre o Domínio de Zora usando a rocha gigante da Montanha da Morte, o fantasma de Queen Rutela surge o agradecendo por ter salvo o seu povo. Ela pede a Link para ajudar seu filho, o Príncipe Ralis, pois, ela teima que ele possa estar em perigo. E assim, ela promete a Link a capacidade de nadar e respirar em águas muito profundas, como um Zora.
No momento atual, Link está preso em sua forma de lobo. Midna ressalta que não seria melhor conhecer o príncipe como um lobo. Com isso, Link continua em sua missão imediata de coletar as Lágrimas de Luz, procurando a melhor forma de ajudar o príncipe.
Uma vez que a luz foi restaurada na província de Lanayru, Link pode viajar para o Telma’s Bar, onde está o príncipe Ralis, porém, em estado crítico de ferimentos, que está sobre os cuidados pela sem memória Ilia. Agora em sua forma Hyliana, Link pode resgatar Ralis e trazê-lo para Kakariko Village, onde Renado, o xamã da vila, pode atendê-lo.
Assim que o príncipe está a salvo na Pousada Elde, a Queen Rutela se apresenta a Link, e o leva até os fundos do Cemitério para uma câmara secreta. E lá, está o túmulo do falecido King Zora. Ela o agradece dizendo a ele que está muito feliz com um sentimento de paz. Ela dá a Link a Armadura Zora, que permite a Link respirar e nadar debaixo d’água.
Após estes eventos, a Queen Rutela jamais foi vista e ninguém a ouviu falar sobre. Apenas, cuidando de seu filho enquanto ele começa o seu reinado como o governante dos Zoras.
Personalidade:
Com base na breve aparição de Queen Rutela, ela se apresenta e é retratada como uma líder forte e amorosa, preocupada com o bem-estar de seu povo. Ela também é mostrada como uma figura respeitada e reverenciada, tanto pelos Zoras quanto por outros seres. Além disso, sua presença é sentida como uma influência espiritual e mística no reino dos mortos, onde seu espírito reside.
Galeria: