Need for Speed Underground 2 é conhecido como jogo simulador de corrida da série Need for Speed e é o oitavo jogo da franquia. Lançado em 2004 pela Eletronic Arts, para PC, PlayStation2, Game Cube, Xbox, Game Boy Advance, Nintendo DS, PSP. Sua versão ao PlayStation Portátil é conhecida como Need for Speed Underground Rivals.
O jogo traz novos recursos em relação aos jogos anteriores, sendo uma cidade virtual para percorrer livremente (com estilo a GTA) em busca de corridas e upgrades (lojas). Além disso, há mais veículos, opções de tuning, novos modos e corrida e a adição de alterações climáticas.
Os upgrades nos carros, podem ser feitos em: para-choques, aerofólio, capô, entrada de ar, farol, lanterna, retrovisores, escapamentos, aros, motores, transmissão, suspensão, freios, pneus, turbo, etc. E mudanças nas pinturas, adesivos, decalques, neon, etc.
História:
Seis meses após se tornar o melhor piloto das ruas em Need for Speed Underground, o jogador é convidado para uma corrida na qual seu carro é totalmente destruído por Caleb com seu Hummer.
Algum tempo depois, Rachel (Brooke Burke), amiga de Samantha (a “instrutora” de NFSU), chama o jogador para vir em sua cidade, Bayview, emprestando o seu carro 350Z, para que o jogador faça uma nova carreira e tente se tornar o melhor piloto do lugar, além de obter uma revanche contra Caleb que rebentou seu carro.
Tipos de Corrida:
Drift: Derrapadas que dão pontos. O jogo adiciona drifts descendo montanhas, fazendo curvas, nos quais tem de se fazer mais pontos que os outros adversários.
Drag: Corrida de arrancada, a marcha do carro neste modo é manual, obrigatoriamente.
Circuit: Corrida em circuito, com certo número de voltas, dependendo da extensão da pista.
Sprint: Corrida de um ponto da cidade para o outro ponto da cidade.
Outrun: Rachas no meio da cidade, após convidar o oponente.
Street X: Corridas com outros a três oponentes em circuitos curtos, similares aos do Drift. O objetivo é aplicar técnicas de curva e derrapagem.
Underground Racing League (URL): Corridas em circuitos fechados fora da cidade, seguindo a trama.